Grandes noites de Taça
e enchentes memoráveis
fizeram do Monte da Forca
um palco mítico.
Em dezembro de 1989, a equipa sénior do Sport Clube de Vila Real estreou-se no então chamado Campo de Treinos do Monte da Forca. O que era um espaço secundário passou, com o tempo, a ser o estádio principal do clube. O primeiro jogo oficial nesse recinto aconteceu frente ao Amarante, terminando com um empate 1-1, em partida da Série B do antigo Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.
Logo nessa época, o Monte da Forca registou a sua primeira grande enchente, nos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Vitória SC. Os visitantes venceram por 1-3, mas a presença em massa dos adeptos marcou o início de uma nova era.
Seguiram-se outras grandes noites de Taça, com destaque para os jogos frente ao FC Porto (1990/91 e 1991/92) e, mais tarde, frente ao Sporting, nos quartos de final da edição de 2002. O estádio recebeu também o primeiro jogo internacional disputado em Vila Real, entre as seleções sub-18 de Portugal e Espanha.
Durante a década de 1990, o Monte da Forca foi palco regular de jogos muito disputados e bancadas bem compostas, num período em que o SC Vila Real esteve presente de forma consistente na 2.ª Divisão B. Com o passar dos anos, a falta de manutenção levou à degradação do espaço, o que acabou por forçar o regresso ao Campo do Calvário. Esta época, o Monte da Forca volta a ser aposta para a equipa principal.